Evento totalmente online, gratuito com emissão de certificado.
Dias 24 e 25 novembro de 2021.
As dificuldades enfrentadas a partir de 2020, devido ao inicio da pandemia, até os dias de hoje são inúmeras.
Muitos perderam seus entes queridos para a Covid-19, seus empregos, sua saúde física e emocional.
Muitos colegas continuaram trabalhando presencialmente e outros em casa, ninguém parou totalmente.
Muitos projetos foram criados dando suporte as suas comunidades com intuito de amenizar a dor do próximo.
O trabalho não parou, continuamos trabalhando e lutando por dias melhores. No meio dessa grande turbulência adiamos o evento de 2020 para acontecer em 2021 de maneira presencial, mas, como a pandemia ainda permanece, decidimos transferir a edição presencial da atividade para os dias 24, 25 e 26 maio de 2022.
Mas nosso sonho também continua e organizamos para ano de 2021 o Encontro Paranaense de Bibliotecários online, gratuito e com emissão de certificado. Participe desse sonho e dessa realização, se inscreva.
CONHEÇA OS PALESTRANTES
ABERTURA 24/11 das 14h às 15h
Dra. Flávia Maria Bastos
Tema da palestra: ORCID e seus benefícios para comunidade bibliotecária e científica
Sobre o palestrante
Coordenadora Geral de Bibliotecas na UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho".
Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP-Campus Marília (1995), mestrado e doutorado em Ciência da Informação (linha de pesquisa Informação e Tecnologia ) pela Universidade Estadual Paulista - UNESP-Campus Marília. Desde 1996 atua como bibliotecária da Coordenadoria Geral de Bibliotecas na implantação de tecnologias para Rede de Bibliotecas da Unesp, atualmente é Coordenadora da Coordenadoria Geral de Bibliotecas (CGB) e Coordenadora Executiva do Grupo Gestor da Política do Repositório Institucional da Unesp (GRI-Unesp). Atuou como docente colaboradora no Programa de Pós-graduação em Biblioteconomia da UNIRIO (2014 a 2017) e no Curso de Pós-graduação em Planejamento e Gerenciamento de Sistemas de Informação e Bibliotecas Escolares, na Faculdades Integradas Coração de Jesus (FAINC), em Santo André/SP ministrou as seguintes disciplinas: Bibliotecas Virtuais, Gestão de Automação de Unidades de Informação, Gerenciamento Eletrônico de Documentos e Informatização de Bibliotecas Escolares. Tem experiência na área de Gestão de Bibliotecas, Repositórios Institucionais, Curadoria de dados acadêmicos e científicos, Automação de Bibliotecas e Preservação Digital. Seus temas preferenciais são: bibliotecas digitais, automação de bibliotecas, sistemas de gerenciamento de bibliotecas, bibliotecas colaborativas, ciência aberta, big data e repositório institucional e de dados. ORCID: 0000-0003-1028-3596
24/11 das 15h às 16h30
Prof. Dr. Benjamin Luiz Franklin
Tema da palestra: A RECUSA À ESCASSEZ: a universalização da biblioteca escolar e a tensão entre o digital e a Lei de Direitos Autorais
Doutor pelo programa de Engenharia e Gestão de Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Possui graduação em Análise de Sistemas pela Universidade Paulista (1996) e mestrado em Engenharia de Sistemas pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (2001). MBA em Ciência de Dados pelo IGTI (2018). Professor associado na Universidade Estadual de Londrina (UEL), no departamento de Ciência da Informação, desde 2011. Participou do programa de monitoramento ambiental e alertas para eventos extremos por Inteligência Artificial da EPAGRI (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina) entre 2001 e 2009. Coordena o projeto de monitoramento e alertas de Ativos Financeiros, pesquisa Análise Computacional de Conteúdo (Ciência de Dados aplicada à Pesquisa Social) na Universidade Estadual de Londrina, onde coordena também o projeto Biblioteca Comum, que incrementa o acervo digital de Bibliotecas Escolares com Recursos Educacionais Abertos, além do Laboratório de Tecnologias Abertas aplicadas à Ciência da Informação.
25/11 das 14h às 15h
Tiago Hakiy
Tema da palestra: Um diálogo sobre literatura indígena com bibliotecário indgena Tiago Hakiy
Sobre o palestrante
Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas. Participa de projetos relacionados à cultura indígena junto ao Instituto UKA. Foi um dos fundadores e primeiro presidente do Clube Literário do Amazonas.
É poeta, escritor, bibliotecário e contador de histórias tradicionais indígenas, nasceu no município de
Barreirinha estado do Amazonas, no coração da floresta amazônica, à margem de um maravilhoso rio, cheio de belas praias
chamado Rio Andirá. Viaja por vários lugares do Brasil, participando de eventos literários, para divulgar a cultura indígena e a literatura que nasce no coração da floresta.
25/11 das 15h às 16h30
Profa. Dra. Cristiane Gonçalves de Souza
Tema da palestra: Sonhos e Realizações em Época de Crise, o trabalho não para: Relato da Elaboração do Manual de Normalização Bibliográfica Para trabalhos científicos na língua Guarani e Kaingang
Sobre a palestrante Cristiane
Doutora em Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Mestre em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2011). Graduação em Serviço Social também pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2008) e Especialista em Gestão Pública. Diretora de Ações Afirmativas e Diversidade da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis da UEPG. Realiza pesquisas nos seguintes temas: assistência social, políticas sociais, prática profissional interdisciplinar, processos pedagógicos. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas: Estado, Políticas Públicas e Práticas Sociais do programa de pós graduação em ciências sociais aplicadas da UEPG. Realiza pós doc na UEL e atua como professora colaboradora no programa de pós-graduação em Serviço Social e Política Social. Conselheira na gestão 2020-2023 do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS-PR).
Profa. Dra. Letícia Fraga
Tema da palestra: Sonhos e Realizações em Época de Crise, o trabalho não para: Relato da Elaboração do Manual de Normalização Bibliográfica Para trabalhos científicos na língua Guarani e Kaingang
Sobre a palestrante Letícia
Licenciada em Letras Português/Francês pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995), mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2008). Atualmente sou professora associada da Universidade Estadual de Ponta Grossa e atuo nos cursos de Licenciatura em Letras e no Mestrado em Estudos da Linguagem, na mesma instituição. Tenho experiência na área de Linguística Aplicada e oriento trabalhos nos seguintes temas: pluralidade/diversidade linguística; ensino de língua e políticas linguísticas em contextos sociolinguisticamente complexos; formação inicial e continuada de professores de língua; educação (escolar) indígena.
Com participação
Bibliotecária Eunice Silva de Novais, atual diretora da Biblioteca Universitária Prof. Faris Michaele da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina/UEL (1995), bibliotecária da Universidade Estadual de Ponta Grossa desde 1996, com especialização na área de Educação Especial pela UEPG/IBAC E em Marketing pela UEPG.
Daniele Aparecida Marcondes Krueger
Discente da Universidade Estadual de Ponta Grossa-Paraná, cursando o 4º ano do Curso de Serviço Social, colaboradora Externa no Projeto de Pesquisa da Universidade Estadual de Londrina – UEL, atualmente Extensionista do Projeto de Extensão Universitária da UEPG: Internacionalização, Cidadania, e Direitos Humanos – INTERMIG, foi estagiária da Pró Reitoria de Assuntos Estudantis – PRAE UEPG entre os anos de 2019 a 2020, formada no Curso de Técnica de Enfermagem pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC
Rosilene Gynprag Abreu
Discente do curso de Pedagogia da UEPG. Tradução para Kaingang.
Alexandre Kuaray de Quadros
Licenciado em Licenciatura em Geografia em 2018 na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atualmente mestrando do Programa de Pós-graduação em Estudos da linguagem (UEPG). Indígena da Etnia Guarani Mbya, da Terra Indígena Rio das Cobras no Paraná.